30 de nov. de 2011

Que Pensais vós de Cristo?

Há no mundo uma incerteza a respeito da Pessoa de Cristo. Alguns pensam de Cristo que Ele foi meramente um:

• Filósofo – como Sócrates, Aristóteles e Platão;
• Herói – criado pela imaginação de alguns pescadores da Galiléia;
• Espírito – evoluído, encarnado, superior;
• Um mito – alimentado por fanáticos, um grande homem, apenas.

Certa vez, Jesus fez uma pergunta aos fariseus quando se achavam reunidos: “Que pensais vós de Cristo?”, e a segunda: “De quem é Filho?” E conta o relato, que embaraçados, não souberam responder corretamente, quando Jesus lhes fez uma terceira pergunta, relacionada com o mesmo assunto: “Se Davi… lhe chama Senhor, como é ele seu filho?” (Mat. 22: 41-46).
De outra feita, Jesus perguntou ao discípulos: “Quem, diz o povo, ser o Filho do Homem?” E eles deram algumas respostas – João Batista, Elias, Jeremias, algum dos profetas. Então, Jesus particularizou a pergunta: “E vós, quem dizeis que Eu sou?”

Hoje em nossos dias agitados, quando poucos param para meditar, quando poucos reflexionam sobre assuntos espirituais, quando o tempo está se esgotando, quando Jesus Cristo está próximo de voltar a um mundo rebelde, Ele faz a mesma pergunta: “E vós, quem dizeis que Eu sou?”

Ele está interessado na sua resposta. Jesus pergunta: “O que vocês pensam do Cristo?”

Por que é tão importante esta questão? Porque se respondemos erradamente, nós perigamos o nosso destino futuro, e a própria salvação. Se, por outro lado, respondemos acertadamente, nós seremos salvos, garantindo a nossa posição no reino de Deus, eternamente, porque nós sempre vivemos de acordo com as nossas crenças.

I. O QUE PENSARAM OS CONTEMPORÂNEOS DE CRISTO

1 – Os Discípulos

1- João Batista: “Eis o Cordeiro de Deus”! (João 1:29).
2- Natanael: “Tu és Rei de Israel!” (João 1:49).
3- Pedro: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!” (Mat. 16:16).
4- João Evangelista: “Ele é o Verbo de Deus!” (Apo. 19:13).
5- Discípulos de Emaús: “Jesus, o Nazareno – poderoso profeta em palavras e obras!” (Luc. 24:19).

2 – Os Inimigos

1- Demônios: “Bem sei Quem és: o Santo de Deus!” (Mar. 1:24).
2- Soldados: “Jamais alguém falou como este homem!” (Jo. 7:46).
3- Samaritanos: “É o Salvador do mundo!” (João 4:42).
4- Judas: “Pequei, traindo sangue inocente!” (Mat. 27:4).
5- Pilatos: “Não acho nele crime algum!” (João 18:38).
6- Ladrão: “Ele é Rei inocente e nenhum mal fez!” (Luc. 23:41-42).
7- Centurião: “Verdadeiramente este era o Filho de Deus!” (Mar. 15:39).

II. O QUE PENSAVA JESUS DE SI MESMO

O que Jesus disse de Si mesmo?

1- Para a samaritana: “Eu sou o Messias, Eu mesmo que falo contigo!” (João 4:25-26).

2- Para a multidão, após alimentá-los: “Eu sou o Pão da vida!” (João 6:35,48).

3- No templo, viu água em certo lugar: “Eu sou a Água da vida!” Se alguém tem sede, venha a Mim e beba!” (João 7:37).

4- Viu um cego de nascença: “Eu sou a Luz do mundo! Quem me segue, não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8:12).

5- Ele contemplou uma campina verdejante, viu alguns pastores com os seus rebanhos, e disse: “Eu sou o bom Pastor! O bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas!” (João 10:11).

6- Lázaro, seu amigo havia morrido. Marta veio correndo Lhe dizer: “Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido!” E Jesus corrigiu: “Mas, Eu sou a Ressurreição e a vida!” (João 11:25).

7- Certa vez, pouco antes de Sua morte, Tomé Lhe disse: “Senhor, não sabemos o caminho!” Ele então, disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida!” (João 14:6).

8- Pilatos Lhe perguntou: “És Tu rei?” Respondeu Jesus: “Tu disseste que sou Rei; Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo!” (João 18:37).

III. O QUE PENSARAM GRANDES HOMENS

1- Santo Agostinho, bispo de Hipona: “Tenho lido em Platão e Cícero ditos que são sábios e belos; porém jamais li em nenhum deles: ‘Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei!’ “.

2- Martinho Lutero: “Em Sua vida – Cristo é um Exemplo, que nos mostra como viver; em Sua morte – Ele é um Sacrifício que satisfaz, por nossos pecados; em Sua ressurreição – é um Vencedor; em Sua ascensão – é um Rei; em Sua intercessão – o Sumo Sacerdote!”

3- Jean Jacques Rousseau (deísta): “Que doçura, que pureza em Sua maneira! Que comovedora graça em Seus ensinos! Que sublimidade em Suas máximas! Que profunda sabedoria em Suas palavras! Se a morte de Sócrates foi a de um sábio, a vida de Jesus é de um Deus!”

4- Napoleão Bonaparte (imperador francês): “Jesus Cristo foi mais que um homem. Alexandre, César, Carlos Magno e eu mesmo, fundamos grandes impérios. Porém, de que dependia a criação de nossos impérios? Da força. Só Jesus fundou Seu império sobre o amor, e até o dia de hoje milhões morreriam por Ele. Tudo quanto vejo em Cristo me assombra e me maravilha! Sua religião é a revelação de uma Inteligência que certamente não é de um homem!” É de Deus, seguramente.

IV. E, FINALMENTE, VOCÊ – O QUE VOCÊ PENSA DE JESUS?

Cristo é útil para todos!

Para o arquiteto – a Pedra angular do edifício.
Para o pedreiro – o Fundamento seguro.
Para o padeiro – o Pão da vida.
Para o banqueiro – o Tesouro escondido.
Para o biólogo – a Fonte da Vida
Para o carpinteiro – a Porta de acesso a Deus.
Para o médico – o Médico dos médicos.
Para o professor – o Grande Mestre.
Para o engenheiro – o Arquiteto por excelência.
Para o agricultor – o Semeador que saiu a semear.
Para o floricultor – a Rosa de Sarom, o Lírio dos vales.
Para o astrônomo – a Estrela da manhã.
Para o geólogo – a Rocha dos séculos.
Para o vinhateiro – a Videira verdadeira.
Para o joalheiro – a Pérola de grande preço.
Para o juiz – o justo Juiz de toda a Terra.
Para o advogado – o supremo Legislador.
Para o réu – o Advogado que não perde nenhuma causa.
Para o jornalista – as Boas-Novas de grande alegria.
Para o filantropo – o Dom inefável.
Para o filósofo – a Sabedoria de Deus.
Para o escultor – a Pedra viva.
Para o pregador – a Palavra de Deus.
Para o soldado – o Senhor dos Exércitos, o Príncipe da Paz.
Para o estadista – o Desejo de todas as nações.
Para o estudante – a Verdade encarnada.
Para o teólogo – o grande Deus e Salvador Jesus Cristo
Para o servo – o Senhor dos senhores.
Para o pecador – o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Para o cristão – o Filho do Deus vivo, o Salvador, o Redentor e Senhor.
Para todos – O maravilhoso Conselheiro, o Pai da eternidade.

Simpson, foi um homem que trouxe uma notável contribuição à Ciência médica; ele descobriu o clorofórmio, o emprego da anestesia na Medicina, e foi o autor de várias outras descobertas importantes. Certa vez, ele foi interrogado por um jovem:

” – Sr. Simpson, disse o jovem, qual foi no seu entender, a sua maior descoberta?”

Então, ele respondeu simplesmente:

“– Minha maior descoberta foi a de que eu sou um pecador, mas Jesus é um grande Salvador!”

O que você pensa de Jesus nesse dia, agora mesmo?

É extremamente importante o que você pensa dEle agora, para a sua própria salvação e seu destino eterno! Tudo depende do que você pensa de Jesus neste momento e a cada momento!

“Que pensais vós de Cristo?”, foi a grande pergunta feita pelo próprio Cristo.

Se você O aceitar como Salvador e Senhor, se você crê que Jesus Cristo pode salvá-lo, você será feliz, cheio de paz em sua alma. E no final, terá a vida eterna.

Já O aceitou como o seu Salvador pessoal? Se não, por que não O aceita agora?


Pr. Roberto Biagini - Mestrado em Teologia
Fonte: www.setimodia.wordpress.com


Nenhum comentário: