3 de jan. de 2013

A Origem do Dia das Mães

A origem do dia das mães é datada no século XX. A história iniciou nos Estados Unidos, em uma cidade do Estado da Virgínia Ocidental, em maio de 1905. Anna Jarvis, filha de pastores perdeu sua mãe e passou por uma forte depressão. Diante do sofrimento, algumas amigas a fim de perpetuar a memória da mãe de Anna tiveram a ideia de fazer uma festa. Homenagem essa que, por incentivo de Anna, se estenderia a todas as mães, vivas ou mortas, como um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães, com o intuito de fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.

Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães durante três anos seguidos. A primeira comemoração ocorreu em 26 de Abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o dia das mães ao calendário de datas comemorativas. Logo após a comemoração, o Dia das Mães se difundiu por todo o país. Em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de maio. Em pouco tempo, o dia das mães passou a ser reconhecido por mais de 40 países.

Em Israel, o dia das mães deixou de ser comemorado, passando então a ser celebrado o dia da família, no mês de Fevereiro.

No Brasil, o dia das mães é comemorado no segundo domingo de maio, conforme decreto assinado, em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, sendo que o primeiro dia das mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de Maio de 1918.

Antes de Anna, a escritora Julia Ward Hove já sugeria a criação do dia das mães, ao organizar em Boston, no ano de 1872, um encontro de mães dedicado à paz.

Nenhum comentário: