22 de set. de 2011

As armas espirituais


1. *AS ARMAS DE DEUS ESTAOS DISPONIVEIS
2. *CINTO DA VERDADE
3. *COURAÇA DA JUSTIÇA
4. *SANDÁLIAS DO EVANGELHO DA PAZ
5. *ESCUDO DA FÉ
6. *CAPACETE DA SALVAÇÃO
7. *ESPADA DO ESPÍRITO
8. *COMO POSSO USAR ESSAS ARMAS
9. *PEGUE AS ARMAS AGORA E COLOQUE A SUA ARMADURA


1- AS ARMAS DE DEUS ESTAO DISPONIVEIS

“ As armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosos em Deus, para
destruição das fortalezas” (I Cor. 10:4)

Você quer ser feliz por um instante? Vingue-se.
Você quer ser feliz para sempre? Perdoe!

Satanás é descrito na Bíblia como um "leão que ruge procurando a quem devorar.O ponto em questão é o seguinte, vivemos no linear da substituição dessesistema do mundo, pelo sistema de Deus e por isso Satanás tenta de todas asformas quebrantar a nossa integridade.

É IMPERATIVO que tomemos uma decisão JÁ

Se mandarmos embora da nossa vida certa fortaleza e continuamos agindo da mesmaforma que agimos. Antes, por exemplo, ofendendo as pessoas no trânsito brigandocom a esposa, tendo contato com coisas pornográficas, essa fortaleza foidesalojada temporariamente, mas ela vai voltar porque não houve uma mudança emnosso caráter. Isso é o que eu quero abordar neste livro; apenas com umamudança de vida podemos estar livres das fortalezas do inferno contra nossasvidas. Quando deixamos de ter atitudes através de um arrependimento genuíno comgestos pertinentes, ali as fortalezas não terão mais acesso a nossa alma enossa vida.

Quero declarar que sofismas que tem prendido sua vida a uma rotina de derrotas,cairá por terra, você é um soldado de Cristo Jesus e Ele quer te equipar comarmas que vão saquear o inferno e restituir sobre a sua vida um modeloabundante de vida. (João 10:10).

Muitos crentes sabem o que fazer pois absorveram conhecimentos bíblicos para dedicara sua vida a Deus, no entanto, não o fazem.

2 – CINTO DA VERDADE
(Área de atuação = Emoções)

Identificada em sua vida por uma sinceridade genuína e sem falsidade. “Estai, pois,firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade...” (Ef. 6:14) Muitasvidas são libertas, mas, porque não usam desta arma o diabo vem novamente eencontra a casa vazia e retoma aquilo que ele julga ser seu. Que arma poderosaé a verdade! Ela liquida a acusação do diabo, ela tira da mão dessas fortalezas a sua arma mais mortal que é aacusação. “... mas se andamos na luz, como ele está na luz temos comunhão unscom os outros...” (I Jo. 1:7).

Esse versículo esta dizendo de luz, de verdade, de transparência e de veracidade.Andar na luz é não esconder nada através da mentira em nossa vida. É termos averdade como referencial de nossas palavras. Fazendo uma exegese vemos que aconclusão do texto “... e o sangue de Jesus de Cristo, seu filho, nos purificade todo pecado”. Isso quer dizer, que para que o sangue de Jesus me purifiquede todo pecado é necessária que a verdade seja estabelecida. Não estou dizendode perdão dos pecados e sim de purificação. Purificar quer dizer: Tirar todamistura que não faz parte da essência.

Quando confessamos nossos pecados a Deus somos perdoados, mas somente quando somostransparentes é que somos purificados. Pois a verdade é o padrão do caráter deDeus. “... Eu sou o caminho a verdade ea vida, ninguém vem ao Pai senão por
mim” (Jo. 14:6)

Quando Adão e Eva pecaram no Jardim do Éden a primeira atitude que eles tiveramfoi se esconder. Quando havia apenas a verdade eles não precisavam se esconder. Jesus é averdade e Nele não há espaço para a mentira ou a dissimulação. “Entãoconhecereis a verdade e a verdade voz libertará” (Jo. 8:32)

A verdade dói porque expõe quem realmente somos a verdade liberta porque tiradas mãos do diabo a possibilidade de continuar nos enganando e empurrandodebaixo do tapete aquilo que precisa ser tratado em nossas vidas. A honestidadeé como uma flor tecida em fios de luz, que ilumina quem a cultiva e espalha claridade ao redor.

A arma que Jesus te deu é a verdade. Destrua na sua vida tudo aquilo que foi construídoatravés da mentira. Uma das maiores fortalezas do diabo em nossas vidas é oCinto da Mentira que nos leva a Prisão das Emoções. Se você tem alguma mentiraem sua vida, então cuidado, pois existe uma ferida que o diabo pode usar contravocê. A fortaleza da mentira é uma das maiores fortalezas que podemos ter emnossas vidas, pois potencializa o diabo a usar dessa arma mortífera paramachucar você e te prender em situações terríveis te levando a morteespiritual.

“Pelo que deixai a mentira e falai a verdadecada um com seu próximo, pois, somos membros uns dos outros” (Ef. 4:25). “Vospertenceis ao vosso pai, o diabo, e quereis executar o desejo dele. Ele foihomicida desde o principio, e não se firmou na verdade, pois não há verdadenele, quando ele profere mentira fala do lhe é próprio, pois é mentiroso e paida mentira.” (Jo. 8:44)

3 – COURACA DA JUSTICA
(Área de Atuação = Coração)

Identificado em sua vida por uma atitude de Humildade e Quebrantamento. “... evestida a couraça da justiça.” (Ef. 6:14) O lugar mais alto para se estar é aospés de Jesus, e diante dessa ótica podemos dizer que o quebrantamento diante deDeus é uma arma poderosa capaz de desalojar fortalezas do diabo dentro do nossocoração, pois quando temos um coração de pedra isso impede que possamos estarpróximos de Deus, pois Ele resiste aos soberbos. Essa proteção só é adquiridaquando deixamos nossa vontade pessoal, nossos sonhos e nossos ideais semisturarem tanto com a vontade de Deus que não sabemos onde começa um e terminaoutro.

Outra forma de manifestar o orgulho em nossa vida é a dificuldade em se deixarquebrantar diante de Deus, dificuldade em sentir a atuação de Deus ao seuredor. Deus se move, mas muitas pessoas ficam apáticas e perguntam-se por queisso não as toca. Sabe, o evangelho precisa atingir o coração e nosso argumentohumano tem a tendência de tentar humanizar Deus e a sua maneira espontânea dese manifestar.

Quando nos quebrantamos diante do Senhor tiramos do diabo sua força de ter nossocoração em suas mãos, pois abrimos nossos ouvidos para saber e entender avontade de Deus para nossas vidas. falta de quebrantamento. Você pode estarpróximo de Deus, sem estar com Ele, eu posso andar próximo do mar sem estarnadando nele, o quebrantamento é quando mergulhamos num momento tão maravilhoso,que são incomparáveis, quando deixamos nossa capacidade pessoal, nossos pensamentosserem cativos de Deus e nos embebedamos do seu Espírito.

A arma do diabo contra sua vida tem nome e se chama Couraça de Orgulho e Soberbaque é demonstrada através de um Coração duro. “O fariseu, posto em pé oravaconsigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens,roubadores, injustos e adúlteros, nem como este cobrador de impostos” (Luc.18:11). E o ser humano continua julgando os outros... Quantas vezes tiramos conclusõeserradas das situações e nos achamos donos da verdade? Histórias como estas são para pensarmos bem nas atitudes que tomamos por causa de nossoorgulho.

Aqueles que são do Senhor, reconhecem a sua voz. Amados, a voz de Deus é inconfundível...Ela nos traz segurança, ela nos conduz, nos mostra a direção a seguir. A voz deDeus faz aquietar o nosso coração, faz cessar as guerras interiores. Como é bomouvir ao Senhor! Que nesse dia você ouça a VOZ DO SENHOR, AQUIETA O TEU CORAÇÃO. O SENHOR QUER FALAR CONTIGO! “... as ovelhas ouvem a suavoz, Ele chama pelos nomes as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem,vai adiante delas, e elas o seguem porque lhe reconhecem a voz; mas de nenhummodo seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dosestranhos" (Jo. 10:3-5).

4 – SANDÁLIA DO EVANGELHO DA PAZ(Área de Atuação = RelacionamentosPessoais)

Identificado em sua vida pelo Perdão e Brandura. “... calçando os pés com apreparação, na preparação do evangelho da paz”. (Ef. 6:15) A proteção paranossos pés é nossa capacidade de perdoar. O Perdão é uma poderosa arma contra afortaleza da amargura. (II Cor. 2:10-11)

O diabo quer machucar os seus pés para que você não possa alcançar os sonhos
de Deus para a sua vida. Enquanto você não liberar perdão vai ficar preso emvárias áreas de sua
vida, pois haverá uma fortaleza de Satanás prendendo a sua vida e machucando seuspés para que você não ande para frente com os projetos de Deus em sua vida.

A arma do diabo contra você é ferir seus pés com Mágoa e Ira. “A respostabranda desvia o furor, mas a palavra branda suscita a ira”. (Prov. 15:1) Sabemosque o aspecto da amargura, falta de perdão e a rispidez de nossas palavras sãoas armas mais usadas por Satanás em nossas igrejas.
Infelizmente existem muitos membros que vivem uma vida miserável por nunca teremexperimentado uma libertação completa nessa área.

A falta de perdão e o ressentimento nos levam a perder a oportunidade de viveruma vida completa e feliz. Existe um princípio muito importante no Reino deDeus sobre o perdão, pois a falta dele abre espaço para o/diabo ganhar vantagemsobre nós. O perdão faz parte do caráter de Deus. “... sede misericordiososcomo também é misericordioso vosso Pai” (Lc. 6:36)

Misericórdia é quando a pessoa não merece o perdão e mesmo assim perdoamos. “Dosseus pecados e iniqüidades não me lembrarei mais” (Hb. 10:17) Perdão é umaescolha, um ato da vontade e não um sentimento. Já que perdoar é algo que Deusrequer daquele que é nascido de novo, ele vai nos dar todas as condições para praticá-lo.Perdoar é difícil por que choca com o nosso conceito de justiça. Existe dentrode nós um forte senso de vingança por termos sofrido (Rm. 12:19). Quando vocênão consegue emitir o perdão você fica amarrado na sua vida em todas as áreas.

Amargura e vingança é o veneno que tomamos achando que é para os outros. Quemvai sofrer quando não perdoa é você, quem está sendo prejudicado é você mesmo.Você não perdoa as pessoas pelo bem estar delas e sim para o seu próprio.Talvez você pense: “Você não faz idéia o quanto essa pessoa me machucou”.Perdoar é um assunto entre você e Deus, você perdoa para poder ficar livre.Perdoar é decidir não usar tais informações contra os que ofenderam você.

A armadilha do diabo e nos fazer perder a benção ficando presos em mágoas e rancoresque só nos levariam a desgraça e sermos cativos dessa artimanha do diabo. Porisso o perdão tem alto custo. Sua escolha é decidir se vai viver com a amargurae rancor por não perdoar, ou se prefere viver com a liberdade que o perdãooferece. (II Cor. 5:21) Mais tarde, passei a entregar outras coisas para Deus.

“Portanto,como prisioneiro do Senhor rogo-vos que andeis como é digno da vossa vocaçãocomo fostes chamados, com toda humildade e mansidão, com longanimidadesuportando–vos uns aos outros em amor procurando guardar a unidade do Espíritono vinculo da paz.”( Ef. 4:1-3)

Fomos chamados por Deus para uma vida de paz e perdão e não pra uma guerrapermanente em nossa casa, no nosso serviço, na nossa vida por inteiro. Nãoprocure racionalizar ou justificar o porquê da sua mágoa, pois perdoar é enfrentara dor e deixar a outra pessoa nas mãos de Deus. Não evite passar por cima desituações que te machucaram, pois é uma tendência tentar nunca mais pensarnessas pessoas. Talvez você foi rejeitado, desprezado, não amado, sujo, usado,entre outras coisas até piores. Receba a libertação em Cristo, a ofensa da outra pessoa produzuma ferida no ofendido. Simultaneamente a culpa é colocada sobre a consciênciado ofensor, a pessoa ofendida está emocional e espiritualmente presa ao ofensorpelo rancor enquanto não perdoar a corrente não pode ser quebrada, enquanto nãofor liberado o perdão.

O ofensor deveria pedir perdão, mas talvez nunca faça, portanto a pessoa ofendidadeve iniciar o processo de perdão. Esse é o momento de gastar tempo com o exercíciode confissão e renúncia.
Escreva o nome das pessoas que machucaram você, a ofensa e os sentimentos provocados.- Decida perdoar-se a si mesmo por ter ofendido alguém ou errado contra alguéme aceite a purificação de Deus em sua vida.

Oração: Senhor eu decido perdoar... (o nome da pessoa) por... (cite as feridase dores que o Senhor estiver trazendo a sua mente). Tomo a decisão de liberarperdão sobre essa vida e não guardar mais amargura e nem rancor em meu coração.Peço que cures o meu coração em nome de Jesus.

5 – ESCUDOS DA FÉ
(Área de Atuação = Atitudes)

Identificado em sua vida pela coragem em ter confiança independente dascircunstâncias. “Tomando sobre tudo o escudo da fé, com o qual podereis apagaros dardos inflamados do maligno” (Ef. 6:16) Essa arma é poderosa, pois é umaarma de defesa para apagar todos os dardos inflamados do diabo, esses dardos são jogados todos os dias em nossa vidaatravés de palavras negativas, opressões malignas, acusações, desânimo, tristeza entre muitas outrassetas do diabo em nossas vidas. Se formos atingidos é porque não temos usadodessa arma tão poderosa que o Senhor deixou disponível para usarmos. Esseescudo impede que possamos ser atingidos, o diabo nunca vai deixar de lançarsuas ofensivas sobre nossas vidas, ele sempre terá uma nova tática para tentarnos atingir.

Conheço muitas pessoas que vivem desanimadas, sempre quando chegam perto de mimtem uma situação nova pra dizer que as coisas estão ruins, sempre tem umaderrota, uma frustração a mais, parece que nunca tem vitórias para contar, issodemonstra o quanto elas não tem usado sua arma de defesa. Como você lida com aAdversidade em sua vida?

Talvez você seja uma dessas pessoas e o Espírito Santo esta falando com você agora,não resista a sua voz. Geralmente essas pessoas nos finais de culto semprecorrem para receber oração do pregador, pois sempre estão precisando de umapalavra nova porque suas vidas são decadentes, em vez de pedir oração todos oscultos aquele que sabe usar sua arma ora pelos outros, não porque não precise de oração. Eu quando preciso peço oração, mas todas as vezes pediroração demonstra uma falta de maturidade espiritual.

Você não é miserável que precise andar pedindo esmolas pelas igrejas a procurade migalhas de Deus, Ele tem o melhor para você, Ele tem sua intimidade a tua disposição.Usar dessa arma implica em conhecer mais a Deus dia-a-dia. Deus sempre vaiestar disposto a ouvir a sua voz, o escudo da fé é uma arma poderosa para que possausá-la todos os dias, todas as horas, em todos os momentos. Abra mão damediocridade de uma vida espiritual raquítica onde você se torna um dependente dos outros e não de Deus.

“Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, que faz da carne oseu braço e cujo coração se aparta do Senhor” (Jer. 17:5) Fé é dependência de Deus, pois quando confiamosem nosso próprio braço, ou mesmo colocamos nossa fé em pessoas ou circunstânciasdeixamos de confiar em Deus. Use teu escudo, pare de viver essa vida pobre e sofrida,Deus não te criou para andar se arrastando pelo chão, você foi criado por Deuspara viver acima das circunstâncias, onde a flechas do diabo não podem mais tealcançar. Porque você tem ficado aí caído, com vontade de sumir ou com vontade de desistir dos teus sonhos? Porque alguém te disse que vocênão é ninguém ou não serve pra nada? Pegue tua arma e se defenda através da fé.Você é alguém mais que vencedor, um manancial de águas vivas, você é filho doRei.

Levanta agora a sua cabeça e olhe para Jesus, tire seus olhos do chão, olha pracima, e veja os seus braços e seu sorriso, o que você está fazendo aí parado?Corra para Ele e dê um abraço bem forte, Ele está com você e nunca te desamparae nem te deixa. Porque deixou de usar das armas que o Senhor te deixou e nãoadianta orar a Deus pedindo que do céu desça um exército e venha te salvar,Deus vai te responder: “Olha aí do seu lado, deixei um escudo, pegue agora emsua mão e se defenda.”.

" Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional”. Umadas setas do diabo em sua vida é a Incredulidade. “Também vimos ali gigantes eéramos aos nossos próprios olhos como gafanhotos...” (Num. 12:33) O grande problema das setas que o diabo joga contraas nossas vidas é que ele faz com que os grandes problemas se tornem gigantes eo pior, nos faz indefesos, daí vamos dando lugar ao diabo e suas táticasmentirosas em nossas vidas, cada dia mais nos afundando em tantos sentimentos,ele está dizendo agora em sua mente que você é um derrotado, alguém que nuncavai ter vitórias.

6 – CAPACETE DA SALVAÇÃO
(Área de atuação - Pensamentos Identificadoem sua vida por pensamentos cativos a Deus e uma mente transformada peloEspírito Santo. )“... usem o capacete da salvação...” (Ef. 6:17)

Uma coisa que aprendi nesses anos de ministério é que nunca vamos realmenteconhecer as pessoas apenas pelo que vemos em seu exterior, pois muitas vezes aspessoas são quase que perfeitas aos nossos olhos, mas por dentro são pessoasinteiramente diferentes daquilo que vemos. Os pensamentos de uma pessoadeterminam aquilo que ela realmente é.

“Não considere sua aparência nem suaaltura, pois o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência,mas o Senhor vê o coração.” (I Sm. 16:7) Você pode esconder dos outros aquiloque realmente é, mas não pode esconder de Deus o que está realmente em seucoração. Agora Deus deixou uma arma para proteger nossa mente de toda investidamaligna contra nossos pensamentos. Esse é um campo minado em nossas vidas, poisnão há quem possa entrar nela, estamos sozinhos para decidir o que pensar, é um lugar que pode ser abençoadoou totalmente deturpado pela nossa velha natureza. O capacete da salvação é umaarma de proteção que impede que setas e tentações entrem em nossa mente e nelafaçam seus ninhos. Você tanto pode usá-la, como pode abrir mão desta armatambém tendo a sua vida dominada por pensamentos terríveis que você não temdomínio.

Sua mente é um campo de batalha entre seus piores inimigos: O mundo, a carne eo diabo. Nela você conquistará suas maiores vitórias, mas também nela você poderáter suas piores derrotas. “Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nascoisas terrenas” (Col. 3:2)

Infelizmente temos conhecido pessoas que parecem ser fiéis, leais a Deus, masque naufragam na fé, desistem no meio do caminho, sabe por quê? Porque perderamsua batalha pessoal em sua mente. Deixaram que a depressão, que pensamentosimpuros, que pensamentos de vingança ou qualquer outro tipo de anormalidadeespiritual entrassem em sua mente fazendo ali uma base espiritual de apoio àsfortalezas do diabo em suas vidas. Você que está lendo este livro agora precisasaber que sua mente precisa estar protegida, para que não possa ser alvo fácila ser atingida.

Quando estamos em Cristo temos que tomar uma decisão de fé e de atitude que élevar cativo nosso pensamento a Deus, pois se somos novas criaturas de verdadeentão precisa haver uma modificação em nossa mente. Muitos anos eu fui umgrande freqüentador de igreja, tive muitas tarefas, era alguém até mesmoadmirado pela minha dedicação a Deus, mas dentro da minha mente escondia aquiloque eu realmente era. Parecia ser cristão, parecia ser fiel, parecia ser algumacoisa que dentro da minha mente, em meus pensamentos realmente eu não era.Minha carne sempre prevalecia quando lutava contra o meu espírito, e daí eu eraum derrotado, alguém que sempre caía nos mesmo
erros, dominado pela minha carne.

Arrependimento é mudar de atitude, pois aquele que vive na prática do pecado nãoé nascido de Deus, pois a sua natureza não é a Deus e sim a da sua própriacarne. Eu conhecia muitos versículos bíblicos, mas eles não eram realidadedentro do meu coração, ia à igreja regulamente e até ministrava na vida de outraspessoas, mas dentro do meu coração só eu sabia que era um derrotado. Vivia deaparência, mas dentro de mim sabia que era alguém que ouvia falar de Deus, masnão o conhecia pessoalmente. Meus pensamentos teimavam em se desviar de Deus eeu sempre embarcava nos laços do diabo. Pra eu ler a palavra de Deus ou orarera uma verdadeira tortura. Estar na presença de Deus era um mover emocionalque não atingia a minha mente, pois na primeira oportunidade meus pensamentoseram cativos ao pecado. Mas cansei de lutar com minhas forças e decide quequeria ter um verdadeiro encontro com o Senhor Jesus. Somente quem realmentepassou por esse encontro pode vestir o capacete da salvação. Busquei a Deus detodo o meu coração e disse a Ele quem eu realmente era, disse o quanto eu erapecador e canalha, que era um derrotado nas minhas lutas mais íntimas, semprevoltava nos mesmos erros. Ele entrou em meu coração, porque Ele nunca diz não quando há um coração que tem fome de verdadede estar perto Dele. Deus está á procura de homens e mulheres que realmentequeiram e desejam ardentemente estar perto Dele e não apenas conhecer de ouvirfalar.

Quantas vezes fiz coisas para Deus em O conhecer realmente? O fato de você fazeralgo para Ele não determina que você o conheça. Intimidade com Deus é uma buscagenuína de um coração totalmente entregue a Ele. Deus pode tirar a tua vidadesse marasmo espiritual que você pode estar vivendo. Deus está à procura depessoas que estejam com fome de andar com Ele, não de apenas receber Dele sua bênção, mas que independente das circunstâncias não tenham pressade sair da presença Dele, porque amam mais a Deus que todos os prazeres da suacarne. Se você vive uma vida de derrotas, onde sua vida é suja por causa depensamentos que você não consegue se libertar é porque você não conhecerealmente o Deus da Salvação.

Vista esse capacete através de um arrependimento verdadeiro, busque a face deDeus agora mesmo e queira ter uma nova vida de vitórias. Você não precisa tersua mente cheia de tranqueiras. Se alguém pudesse entrar em sua mente por umasemana será que ela olharia pra você com admiração ou com decepção? Se apropriedessa arma que Deus te deu. Pare de ser uma derrota em seus pensamentos e na sua vida. Alguém que vive sendo acusado pelo diabo porque nãoconhece uma vida abundante de verdade.

Existem pessoas safadas e sem vergonha dentro das igrejas hoje em dia, me perdoepela sinceridade e pelas palavras duras, mas é a mais pura verdade. Fazem-se desantarronas, fazem discursos religiosos de pureza e decência, mas por dentroonde ninguém pode ver são impuras cheias de maldade e de pensamentos que dariavergonha ao mais impuro dos homens.

O capacete da salvação é passar pela experiência de uma mudança real em sua vida,uma metamorfose total em sua mente, naquele lugar que ninguém pode entrar.Talvez as pessoas te considerem um modelo, mas você sabe que lá dentro, vocêtem sido um derrotado ou uma derrotada, sempre caindo nos mesmo erros, semprenão tendo domínio próprio em coisas que só você sabe. Você precisa passar poruma transformação de mente e coração que é o novo nascimento ao vestir ocapacete da salvação. Somente um encontro genuíno com Ele pode mudar a suamente. Até quando você vai continuar mentindo, enganando, escondendo quem vocêrealmente é? Está na hora de um encontro verdadeiro com o Senhor Jesus Cristo.O capacete da salvação é mais que uma atitude é uma transformação real de seu coração.

7 – ESPADA DO ESPÍRITO
(Área de Atuação – Palavras)

Identificado em sua vida através de palavras de fé e declarações de acordo com avontade de Deus. “... e a espada do Espírito que é a palavra de Deus” (Ef.6:17). Esta é a arma mais poderosa que você tem contra as fortalezas do diabo.É a espada do Espírito, a palavra de Deus pronunciada tem um poder devastadorno Reino espiritual, tem a capacidade de anular e destruir qualquer coisa quevenha contra a tua vida. O povo chamado de Deus tem se perdido porque nãoconhece esta palavra, porque não sabe como usá-la a seu favor. Quando Satanásfoi tentar o Senhor Jesus ele usou da palavra, só que deturpada, mas Jesus comoa conhecia a usou desta para destruir as suas investidas, o diabo quer que vocênão conheça as verdades de Deus contidas em sua palavra porque sabe que elaslibertam, curam, levantam o abatido entre muitas outras coisas.

A Espada do Espírito tem o poder de atacar ao diabo, pois é uma arma de ataquee não de defesa, as outras armas que falamos aqui neste livro são todas armasde defesa, mas a espada do Espírito é uma arma de ataque. Por isso que o diabotem tanto medo dela, treme só em pensar que você pode destruir tudo aquilo queele levantou na sua vida, na vida da sua família, na sua cidade e em sua nação.

Quando você usa da sua boca para estabelecer algo de acordo com a palavra deDeus, isso tem o poder de mísseis espirituais lançados contra os inimigos. Tuaspalavras são armas atômicas no reino espiritual, por isso que o louvor e aadoração quebram todas as cadeias, pois através da adoração você entra em sintoniacom Deus, foi assim com o Apóstolo Paulo e Silas na cadeia, eles cantavam aoSenhor ao invés de ficar murmurando, e um terremoto aconteceu naquele lugar,agora eu imagino o que foi no reino espiritual, deve ter sido um verdadeiroabalo, pois o diabo que tentou prendê-los prendeu o seu corpo, mas o seu espíritoestava livre para adorar a Deus.

Muitas pessoas usam sua boca, para falar mal dos outros, para fofocar, paramurmurar, para julgar as pessoas, mas saiba que tua boca não foi criada paraisto, ela é para ser a espada do espírito onde vai abençoar sempre independentedas circunstâncias.

“Esconde-me do secreto conselho dos maus, e do tumulto dos que praticam ainiqüidade. Afiam as suas línguas como espadas, e armam, por suas flechas,palavrasamargas” (Sal. 64:2-3) Tua língua é uma espada, por isso que a palavra de Deusdiz que nossa luta não é contra carne e nem sangue, mas contra principados epotestades. Você não precisa usar esta arma para machucar as pessoas, paraferí-las, mire no lugar certo contra o diabo e suas armadilhas. Todas as vezesque você fala de alguém para outra pessoa esta usando da sua boca como instrumentode maldição para a sua vida.

Se a pessoa que você esta reclamando não está presente, isso é falta dehonestidade. Muitas pessoas na frente daquela pessoa dão tapinhas nas costa,mas só tem coragem quando aquela pessoa está longe para falar. Quando você falade alguém que não está presente isso é covardia, pois aquela pessoa não terá aoportunidade de se defender.

“A mortee a vida estão no poder da língua, e aqueles que a ama comerão do seu fruto”(Prov. 18:21) Você tem uma arma poderosa que é uma espada que destrói asfortalezas do diabo, não adianta achar que quando você fala do teu irmão estácompartilhando ou abrindo o coração isto é pecado, o que você tem a dizer digaa pessoa certa. Seja alguém que tem honra, procure esta pessoa e a faça saber oque realmente você pensa dela, entra em acordo com ela, seja humilde, pois todoaquele que se exalta será humilhado.

Honestidade é fazer com que as pessoas saibam realmente o que você pensa delas.Isso com humildade e mansidão. Abra a tua boca e profetize paz, alegria, unçãoe intimidade com Deus. Pegue a sua espada e saia gritando para todos os ladosbenção sobre cada família da terra.

Certa vez eu me lembro de uma situação interessante, todos os dias quando eu iatrabalhar passava em frente a uma loja de produtos religiosos de candomblé,cheio de imagens que dava até arrepios só de olhar e todas as vezes que passavanaquele lugar me sentia incomodado, via pessoas sendo enganadas pelo diabo, pessoas que só queriam ser felizes, numa determinada manhão Espírito Santo me incomodou de tal forma que não conseguia sair do lugar,parei em frente aquela loja e olhei para o dono e ele ficou com os olhos bemabertos como que assustado olhando para mim, isso em alguns segundos, entrei naloja, olhei aquele lugar e gritei bem alto, eu declaro a benção de Deus sobrevocê, olhando nos olhos do dono daquela loja, e declaro que a benção do Senhorserá estabelecida aqui e que tudo aquilo que não é de Deus neste lugar estáfalido. Aquela pessoa não falou nada. Você pode pensar porque não amaldiçoeiaquele lugar? Porque da minha boca só sairá benção, e a pior coisa para osdemônios que estavam ali era que aquela pessoa que estava sendo enganada poreles fosse abençoada, depois de um mês aquele lugar fechou, nunca mais vi odono, mas creio que o Senhor Jesus tocou naquele coração, pois tinha umapalavra de benção naquela vida.

Você tem usado tua espada como alguém cheio do Espírito Santo ou tem usado datua espada para machucar as pessoas, para falar de seus lideres, para pronunciarcontra seu cônjuge palavras que não vão mudar seu casamento alias irão vircontra você? Pegue na sua mão a espada do Espírito e saia abençoando as pessoasque você conhece e principalmente aqueles que te feriram, aqueles que selevantaram contra você, aquela vizinha que sempre fala mal de você para osoutros ou aquele rapaz no seu emprego que tenta te derrubar. Se soubéssemos opoder de nossa espada ficaríamos o dia inteiro abençoando as pessoas. E vocêpode sim confrontar as trevas através de suas palavra de ordem contraprincipados e potestade, mas a melhor forma de confrontá-los é abençoando efalando aquilo que está no coração de Deus. Recite a palavra em todo tempo,quem tem a palavra em seu coração não é atingido porque usa de sua arma para destruiras fortalezas do diabo.

Declare a palavra de Deus, pronuncie, grite que esteja em sua boca palavras devida e não palavras de destruição, palavras de crítica, palavras negativas.Quem é assim é o diabo e como você não é filho dele não precisa ser parecidocom ele. Abra a sua boca e não aceite a derrota, declare a vitória, não aceitea enfermidade declare a cura, não aceite sua família longe de Deus declareconversão e restauração do seu lar. Abra a sua boca porque Deus te deu estaarma para ser usada sempre, e diante de um confronto com o reino das trevas nãodeixe de abrir a sua boca para destruir toda e qualquer mentira do diabo em suavida.

Talvez você tenha ouvido no passado, que você nunca seria alguém na vida ou quevocê era um fracasso, use a sua boca e declare o contrário, não aceite as mentirasdo diabo em sua vida. Quantas mães têm usado de sua boca para ferir seus filhosquando os chamam de burros ou de qualquer outra coisa que não seja benção. Sevocê é mãe ou pai tome cuidado com o que você diz aos seus filhos porque issotem um grande peso na vida deles. As palavras são armas poderosas, saiba usá-lada forma correta, não adiante você abençoar apenas na igreja a sua família e nodia-a-dia reclamar e murmurar de seu marido ou esposa, você estará sendocontraditório. Abençoe sempre, use sua língua como a arma poderosa que ela épara que sua vida seja protegida de todas as investidas do diabo contra você.

8 - COMO POSSO USAR ESSAS ARMAS NA MINHAVIDA?
“E orai em todo tempo com toda oração esuplica no Espírito, vigiai nisto com toda perseverança e suplica por todos ossantos” (Ef. 6:18)

Muitas pessoas pensam quando lêem este texto que a armadura de Deus é algomístico, ou espiritualizam aquilo que precisa ser entendido à luz da hermenêuticabíblica, e neste texto se descrevem em atitudes e posturas. Para vestir aarmadura de Deus você precisa estar disposto a viver aquilo que descrevemos noscapítulos anteriores, em cada atitude tua existe uma benção, pois a obediênciatraz em nossas vidas toda sorte de bênçãos. Uma área importante para exemplificarmosisto é a prosperidade, pois existem princípios que precisam ser observados, nãoadianta orar buscando a benção divina na sua vida pessoal financeira, isto nãobasta, é necessária uma atitude que potencialize a benção na sua vida, em serfiel em dar, pois quando você dá com alegria abre a porta de bênçãos sobre a suavida. A atitude fala mais alto que as palavras, e é isso que estou dizendo queas armas que Deus disponibilizou em sua vida precisam ser ativadas pelas atitudese posturas.

Walter B. Clark era um discipulador de rapazes. Certa noite, enquanto dirigia oculto, ele disse: "O caráter é aquilo que você é no escuro." Elepoderia ter acrescentado: "E também o que você é de dia, quando acha queninguém está olhando.” Conhecer o coração de Deus envolve tempo na presençaDele, busca de ouvir a voz Dele para toda e qualquer situação em nossas vidas éuma dependência total a Ele.

Mas segundo o texto, existe mais um segredo, orar no Espírito. É descobrir ossegredos do coração de Deus. Como fazer que isto se torne realidade em nossasvidas? Só através de uma entrega tão profunda a Ele que a vontade dele se fundacom a minha e que os sonhos de Deus se tornem os meus sonhos.

Tenho orado para poder conhecer a vontade de Deus para cada área da minha vida,quero andar com Deus e não apenas conhecer uma parte Dele através de conceitos,vestir a armadura que Ele deixou também consiste em ter um coração ardendo porEle.

Você tem estado perto de Deus ou tem vivido a vida de acordo com a sua própriavontade, de acordo com que os outros pensam ou de acordo com que o mundo impõe?Ouça as batidas do coração de Deus, escute o que Ele tem a dizer sobre a suafamília, sobre seu emprego, pare e não fique com pressa para sair da presença Dele.

Deseje orar no Espírito, isto é, orar de acordo com a vontade de Deus para você.A oração funciona como artilharia aérea contra as fortalezas do diabo, e quandooramos movemos os céus, por isso o diabo tenta de todas as formas impedir vocêde orar.

Persevere até o fim, busque a Deus e ouça sempre a voz dele. Muitas vezes quandoeu preparo sermões e chega a hora de dar a palavra, Deus muda tudo. Outro diatinha preparado uma bela palavra para o culto e no meio do culto Deus faloucomigo que queria falar outra coisa naquele dia, sentei e fiquei esperando oque Ele queria dizer, até argumentei com Ele que tinha gostado tanto daquelaoutra palavra que tinha estudado durante toda a semana, mas ouvi a voz de Deusfalando o texto claramente na minha mente, fui ao texto, li rapidamente e sentique era algo especial para aquele dia, como foi mesmo, pois não conseguia quasefalar, chorava com a presença tão forte de Deus quase sussurrando em meu ouvido aquilo que Ele queria falar ao seu povo naqueledia.

Muitas vezes nossas argumentações humanas atrapalham aquilo que Deus quer falarconosco. Para ouvir a voz de Deus você precisa esperar Ele dizer ao seucoração. Por causa da correria nossa do dia-a-dia, muitas vezes não temos tempopara ouvir a voz de Deus. Tomamos decisões importantes na nossa vida semconsultar a Deus e a sua vontade, e por isso erramos tanto em muitas escolhas.Ore no Espírito em todo tempo, não apenas em alguns momentos de sua vida.

9 - PEGUE AS SUAS ARMAS E COLOQUE AARMADURA
“...prepara-te oh Israel para te encontrarescom teu Deus” (Amós 4:12)

Nossa tendência é sempre culpar os outros dos nossos fracassos. Culpar a esposa,o filho, a igreja, o nosso líder. Está na hora de assumirmos os nossos erros.Como você leu neste livro as nossas armas são poderosas, mas quem decidecolocá-las somos nós mesmos, não tente justificar seus fracassos colocando em outras pessoas uma responsabilidade que é sua.

Gostaria de pedir a você que agora pudesse olhar para dentro de si mesmo e verificaraquilo que o Espírito Santo falou contigo enquanto lia este livro, entendesseque talvez você esteja errando em algumas coisas e por isso tem sido ferido eatingido por investidas do diabo em sua vida. Não é normal um cristão viver umavida de fracassos, vivendo uma vidinha medíocre sem ver milagres acontecerem emsua vida, não estou dizendo que você não terá lutas, aliás, estou afirmando queas terá, mas você precisa usar as armas que Deus disponibilizou para você lutar.Tantos cristãos tem deixado essas armas no chão e tem tentado viver uma vida devencedor através de suas próprias mãos, lutando com seus próprios esforços,será inevitável a derrota.

Que tipo de vida você está vivendo, seja sincero com você mesmo, pare de se enganarargumentando que você é um vencedor vivendo na periferia do evangelho, vivendode migalhas jogadas de pessoas que realmente tem vivido uma vida vencedora.

Existem muitos feridos de guerra nas igrejas hoje em dia e talvez você seja umdeles, vivendo no submundo da graça de Deus onde suas mentiras, seu orgulho esua vaidade não deixam que Deus manifeste em sua vida a boa, perfeita, eagradável e boa vontade Dele em você. Olhe para você agora e se pergunte quemvocê tem sido de verdade, tire agora a sua máscara diante de Deus, pare detentar se enganar dizendo que é aquilo que você nem tem certeza de querealmente quer ser, seja sincero agora e responda a Deus que tipo de vida vocêtem levado? Quantos cristãos em Jesus Cristo tem abaixado seu escudo e deixadoa incredulidade entrar em suas vidas, murmurando dia-a-dia de tudo e de todos,você pode ser um desses também que reclamam da sua igreja, mas não faz nadapara ajudá-la, que reclama do seu casamento mas que não ora todos os dias porele, que murmura do seu líder mas quando ele precisa você nunca estádisponível. Vamos parar de sermos religiosos que adulteram a verdade bíblica evamos começar a ser homens e mulheres de honra que sabem quando estão errados enão tem medo de admitir que precisam de ajuda. Acorda, desperta do teu sono,pois o Senhor te chama para uma grande colheita nesses dias, ele estáarregimentando um grande exército para os últimos dias, Ele esta te chamandopara você se levantar agora, olhar para frente e ser alguém que vai mudar estageração. Troque as tuas vestes, tire suas roupas sujas, limpe teus machucados,recebe a cura de Deus em sua vida hoje de forma integral, pegue suas armas agora,coloque sua armadura e venha ganhar e resgatar pessoas das trevas, saquear oinferno.

Esta geração será transformada através de exército de homens e mulheres que vivemaquilo que o Senhor Jesus nos ensinou, que honram seu nome não apenas com suaspalavras, mas também com suas atitudes, que transformarão seus lares, seusfilhos, seus cônjuges e todos que estão próximos, serão modificadas porverificarem que vivemos o evangelho verdadeiro do reino de Deus.

A palavra "metamorfose" é derivada dessa raiz grega. Uma dasdefinições de metamorfose é "uma mudança acentuada que tem a ver comdesenvolvimento, na forma ou estrutura de um animal (como uma borboleta ou rã),e que ocorre após o nascimento". Certas criaturas que passam pormetamorfose arruínam aquilo que plantamos. A natureza delas é assim. Sãochamadas lagartas. A maioria das pessoas desprezam essas criaturas destruidorase rastejantes. Mas quando uma lagarta passa pela metamorfose, sua natureza sealtera e ela emerge da crisálida como uma linda borboleta.

Irão ver que você e eu somos parecidos com nosso mestre, que amamos como Ele amouque andamos como Ele andou, não seremos perfeitos, mas podemos andar em santidadede vida acertando e nos arrependendo sempre quando erramos corrigindo nossocaminho sempre, sem nos acomodarmos em viver uma vida derrotada e miserável.

Você quer hoje mudar a sua vida e deixar que o Espírito Santo transforme você?Ore agora e diga aquilo que você percebeu que você precisa mudar, tome posse doperdão de Deus em sua vida e mude de atitude, pois você é um vencedor. Que Deuste abençoe ricamente em todas as áreas de sua vida e que cada dia mais vocêpossa ser um soldado no exército do Reino de Deus.

Extraído do livroAVerdadeira Felicidade (estudo sobre As Bem Aventuranças) - Jaime Kemp –Editora Sepal

Nenhum comentário: