14 de abr. de 2010

2 Samuel 1-4

Na leitura de hoje Davi fica sabendo da morte de Saul e Jonatas e chora muito a morte deles. É muito interessante o fato de Davi chorar a morte de seu inimigo declarado e ainda matar a pessoa que disse que o tinha matado. Que diferente agiria Saul se tivessem matado Davi e mesmo outra pessoa sem o Espírito de Deus!

    Davi foi eleito rei somente por Judá o restante de Israel ficou com Isbosete filho de Saul que tinha quarenta anos.
    Davi também travou guerra contra Isbosete e obteve êxito. Depois de um tempo Isbosete se desentende com Abner por causa da concubina de Saul e Abner resolve se aliar a Davi e fazê-lo rei sobre todo o Israel. Mas Joabe mata Abner traiçoaramente e por vingança, pois Abner havia matado seu irmão. Davi amaldiçou Joabe e chorou a morte de Abner. Por fim dois aliados de Isbosete entram na sua casa ao meio dia e matam-no quando estava dormindo e levam a sua cabeça a Davi achando que o mesmo iria gostar, mas o rei os mandou matar e disse, ele era justo e os chamou de homens perversos.
    Em Hebrom Davi teve 6 filhos homens com 6 mulheres diferentes e também fez Abner tomar Mical do seu marido e o marido de Mical chorou muito porque a tomaram dele.
    Por que Davi queria Mical, sendo que já tinha 6 mulheres e deixou o marido dela sozinho? Não tem um texto que diz, que quando a mulher tem outro marido o anterior não pode mais ficar com ela?

Nenhum comentário: