10 de abr. de 2010

1 Samuel: 20-23

        Na leitura de hoje tem uma história muito triste a morte de todos os sacerdotes de Nobe, que ajudaram a Davi, por Saul. Fico pensando, como pode  e onde achou coragem de mandar matar todos os sacerdotes de Deus? Até onde é capaz de nos levar o ódio e a inveja?

        Também mostra que Jonatas não acreditava muito quando Davi dizia que Saul queria sua morte, até que cumprindo o acordo entre eles, Jonatas ficou com muita raiva de seu pai e ajudou Davi a fugir e percebe-se que Jonatas sabia que Davi seria rei e ele não se considerava o sucessor de seu pai, respeitando assim a vontade de Deus.
        Outra história que tem nessa leitura é quando Davi com medo do rei Aquis se fingi de doido. É muito engraçado e ao mesmo tempo esclarecedor ao ver do que somos capazes de fazer para nos livrar da morte ou perigo eminente.
         Também tem um fato interessante que é o apoio e adesão de homens individados, frustados e rejeitados pela sociedade ao exercíto de Davi, num total de 400 homens.
          Há muitas lições para se tirar de tudo isso, mas a que mais me chamou a atenção foi a experiência de ser uma escória do mundo, rejeitado e perseguido pelos poderosos do mundo, ou poder religioso e passar assim com essa experiência a ter empatia com os semelhantes que estão na mesma situação.

Nenhum comentário: