11 de dez. de 2011

Os 7 Segredos do Sucesso Missionário

Vamos começar lendo no Evangelho de João 4:24-29: “Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas. Disse-lhe Jesus: Eu o sou, Eu que falo contigo. Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela? Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?!" Todos desejam ser bem sucedidos em seus esforços; todos desejam alcançar sucesso em todos os sentidos de sua vida.
Quando fazemos uma introspecção e verificamos o insucesso em muitos aspectos da vida, é natural que todos desejemos alcançar êxito onde falhamos no passado.

A mulher samaritana teve um sucesso missionário extraordinário, ela teve tanto êxito em ganhar almas para Cristo que se tornou muito conhecida por isso.

Você gostaria de obter êxito em seus esforços para ganhar almas para Cristo? Você apreciaria ter êxito nos seus esforços missionários? Como podemos nós, também, alcançar sucesso missionário? Quais foram os segredos da mulher samaritana?

Queremos estudar OS 7 SEGREDOS PARA GANHAR ALMAS, e nós vamos encontrá-los exatamente no texto que acabamos de ler:

I – A PESSOA DE SUCESSO MISSIONÁRIO, TEM UMA EXPERIÊNCIA PESSOAL COM JESUS

V. 25. Aquela mulher cria no Messias vindouro, embora não soubesse até ali que já estivesse tendo uma experiência pessoal com o próprio Messias – que ela esperava para o futuro.

V. 26. Jesus Se revela à mulher. Há poucas pessoas no Evangelho a quem Jesus Se revelou de maneira tão franca e claramente, tão abertamente.

A mulher, portanto, teve uma experiência ímpar com Jesus:

Ela teve um encontro aparentemente casual com Jesus.
Ela falou com Jesus.
Ela saciou a sua sede espiritual com a própria Fonte da água da vida, que é Jesus.
Ela O aceitou como o Messias enviado por Deus.
Ela sentiu os seus pecados perdoados.

O sucesso missionário sempre vem depois de uma experiência com Jesus.

Você também já teve uma experiência pessoal com Jesus?
Você já ouviu a Sua voz?
Você já falou com Ele?
Tem uma visão espiritual da água da vida?

Se você não tem uma experiência pessoal com Jesus primeiro, antes de qualquer trabalho missionário, você não está preparado, pronto para o sucesso.

Você deve ir antes a Jesus. Deve beber na fonte de águas cristalinas: Deve ser humilde para confessar os seus pecados, receber o Seu conselho, atender às Suas palavras, ouvir e aprender de Sua sabedoria, manter comunhão com Ele, falando de seus problemas e reconhecendo-O como o Seu Salvador pessoal. Só então, você será uma fonte a jorrar para a vida eterna.

O 2º segredo:

II – A PESSOA DE SUCESSO MISSIONÁRIO, TEM UMA NOÇÃO DE URGÊNCIA

Era um momento áureo aquele, em que havia há pouco descoberto o Messias. Ali estava Ele, contando toda a sua vida, e dando-lhe condições para viver a vida eterna, bebendo da própria Fonte da água viva.

De repente, sentindo a urgência do momento, um momento tão singular, tão importante na sua vida e na vida de todo o povo, “deixou o seu cântaro”, deixou as suas necessidades materiais e foi correndo até à cidade.

– “O Messias está lá no poço e pode passar para outra cidade e o meu povo tem que saber que Ele já veio! Não posso perder esta grande oportunidade de avisar o povo!”

Era um momento de grande urgência, e ela soube aproveitar aquela inaudita oportunidade, que poderia passar para sempre!

Vivemos nos últimos dias da história deste mundo! Os sinais indicam que o fim se apressa: Guerras, revoltas, crimes, violência e imoralidade; problemas sociais, políticos e econômicos; derrota do Comunismo para dar lugar à Besta, explosão do Carismatismo como um recurso a mais para a unificação de todas as igrejas – enfim, quase todos os sinais estão se cumprindo diante dos nossos olhos!

Prezados irmãos, temos nós uma visão de urgência? Sabemos aproveitar as oportunidades? Ou estamos deixando o tempo passar, sem avisar o povo, sem que nos assustemos com isso?

Para termos sucesso missionário, é preciso termos uma visão de urgência e avisarmos o povo que está perto de nós, antes que seja tarde demais!

Nossa mensagem é de urgência! Vivemos no grande e solene dia do Juízo Investigativo, desde 1844! Estamos muito próximos do fim do mundo e da Volta de Cristo! E no entanto, a igreja de Laodicéia ainda está dormindo!

Os ímpios estão pregando que o mundo vai se acabar pela auto- destruição, e a igreja de Laodicéia está dormindo!

Os cientistas estão pregando que o mundo vai se acabar por excesso de calor, e a igreja de Laodicéia está dormindo!

Os estadistas estão anunciando eloqüentemente que o mundo vai se acabar por uma 3a Guerra Mundial, apoiada num detonar de máquinas de destruição coletiva! E a igreja de Laodicéia ainda está dormindo!

O mundo está maduro para o seu fim, e é necessário pregar urgentemente a mensagem anunciadora do Juízo vindouro, antes que seja tarde demais! Você tem noção de urgência? V. tem pressa?

III – A PESSOA DE SUCESSO MISSIONÁRIO, VENCE A TIMIDEZ
V. 28. Ela foi à cidade e falou.

A mulher samaritana revelou timidez de 2 maneiras:
1 – Indo buscar água do poço ao meio dia, quando havia pouco movimento, enquanto as pessoas estariam almoçando ou evitando o sol causticante. Ela então foi à hora 6a que era correspondente ao meio dia, para não ser vista. Ela tinha medo da língua das outras mulheres que iam lá no mesmo poço.

2 – Revelou timidez também, procurando encerrar uma possível conversa sobre o seu passado, respondendo a Cristo simplesmente: “Não tenho marido!”

Achou que isso poria fim ao assunto sobre a sua vida pregressa. Mas pelo contrário, o Estranho revelou todo seu passado em uma simples afirmação!

Desse modo, a samaritana revelou timidez e acanhamento.

Entretanto, ela venceu a timidez, esqueceu o que os outros poderiam dizer dela, e usou o seu passado como o maior argumento para falar e convencer aos outros de que Jesus era mesmo o Messias!

Venceu a timidez, o medo, o acanhamento e foi à cidade para se tornar a maior missionária dos tempos de Cristo.

A Bíblia diz que os tímidos jamais entrarão no Céu, se não vencerem a timidez para ir e falar: aquela mulher tímida, aquela pecadora que procurava se esconder dos outros, foi à cidade e falou ao povo, dando o seu testemunho corajosamente. Você também pode vencer a timidez e ir.

Disse Jesus: “Ide e pregai!” – Ide aos povoados, às cidades e pregai! Ide aos bairros, às vilas! Ide de casa em casa, de 2 em 2!

Se você quer ser bem sucedido, você precisa vencer a timidez e ir.

Você tem um vizinho a quem pode ir? Então vá! Esqueça os fracassos, e vá! Esqueça a incapacidade e vá! O Espírito Santo há de ajudar a todos que quiserem ir e falar. Ele é Quem dá os talentos, a sabedoria e a capacidade. Vença a timidez, se quiser a bênção do êxito!

IV – A PESSOA DE SUCESSO MISSIONÁRIO, FAZ UM CONVITE SIMPLES PARA OS OUTROS

V. 29: “Vinde!” O que fez a mulher samaritana? Fez um convite, um simples convite – “Vinde!” – e o povo veio!

É muito importante fazer um convite, mais do que você pensa:

1) A Bíblia está cheia de convites
“Vinde às águas, vós que tendes sede!”
“Vinde a Mim, vós que estais cansados e sobrecarregados!”
“O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede, venha!, e quem quiser receba de graça a água da vida!”

2) O mundo com as suas diversões, esportes, programas, diz: “Venham todos, não percam!”

3) Os especialistas em comunicação conhecem a importância de um simples convite:
A televisão diz: “Vem que é bom!”
O Banco diz: “Vem pra cá você também!”

Portanto, faça você também o seu convite para os outros! Não pense negativamente, porque você pode se surpreender com os resultados! Fale positiva e entusiasticamente! como falou a samaritana.

Há muitos cristãos que sabem conversar com os seus vizinhos entusiasticamente sobre muitos assuntos, mas nunca fizeram um simples convite!

Já conheci muitas pessoas que foram ganhas por um simples convite. Talvez a maioria aqui foi ganha para a Verdade através de um simples convite!

E se você quiser ter sucesso, convide os outros para vir à igreja, convide para estudar a Bíblia, para ler um folheto, para assistir a uma fita religiosa, para ouvir música espiritual, convide para assistir a um programa religioso, como o “Está Escrito” na TV Bandeirantes (aos Domingos, 8:00h), convide a alguém do seu conhecimento para ouvir um CD de músicas religiosas, compre vários DVDs religiosos e convide aos seus amigos!

Convide! De repente, você verá resultados surpreendentes. Não se acanhe, não pense em derrota. Você terá sucesso, se você fizer um simples convite, mais cedo ou mais tarde!

V – A PESSOA DE SUCESSO MISSIONÁRIO, ACOMPANHA OS OUTROS ATÉ JESUS

O que disse a samaritana? Como foi o seu convite? “Vinde…”, e o que mais? – “Comigo”!

Não basta convidar; é preciso acompanhar! A samaritana não ficou só no convite; ela acompanhou o povo até os pés de Jesus. Por isso, teve um sucesso extraordinário.

Agora, imagine um cristão que convide a alguém para vir à igreja, dizendo: “Vai lá na nossa igreja!” É possível até que alcance algum sucesso. Mas quando o convite é feito com a promessa de que nós iremos também, acompanhando pessoalmente o convidado até o banco da igreja, o sucesso é ainda muito maior!

Mas, o que dizer de algumas pessoas que no sábado à tarde distribuem os folhetos, ou os convites impressos, carimbados, entregam às pessoas e dizem que haverá uma importante conferência com filmes e ilustrações e hinos inspiradores, e quando algumas pessoas vêm, eles naturalmente procuram, procuram, e não acham os crentes que os convidaram? Possivelmente, nunca mais voltarão.

Você precisa convidar e acompanhar. Você precisa trazer as pessoas para a igreja, acompanhá-los, sentar com eles no mesmo banco. Se não for assim, os convidados não se sentirão muito à vontade em um ambiente estranho.

Se você estiver ajudando, lendo a Bíblia com a pessoa, mostrando o hinário, ajoelhando com a pessoa, ela se sentirá num ambiente familiar e amigo, e você terá sucesso em ganhar almas.

Não esqueça: Não basta convidar; é preciso acompanhar!

Um dos maiores trabalhos missionários que qualquer pessoa simples pode fazer, é trazer pessoas para a igreja.

VI – A PESSOA DE SUCESSO PARA GANHAR ALMAS, APRESENTA EVIDÊNCIAS PESSOAIS DE SUA FÉ
V. 29: “Vede um homem que me disse TUDO quanto tenho feito.” “Eu creio nesse homem porque ele disse tudo a respeito de mim, como ninguém até hoje havia feito.” Este era o seu testemunho.

A mulher havia tido uma experiência pessoal com Jesus Cristo. Agora, ela conta um pouco dessa experiência que teve com Jesus.

Este é o verdadeiro testemunho pessoal. Você fala aos outros o que aconteceu quando você se encontrou com Jesus:

Como você conheceu a Deus;
Como Jesus mudou a sua vida: Você fumava, ou bebia, ou não tinha paz nas coisas deste mundo.

Certa vez falei com um jovem de uma determinada igreja, num retiro do verão. Ele me disse: “Pastor, eu voltei para a igreja porque não tinha paz nas festas do mundo. Eu estava lá numa boate, certa vez, bebendo cerveja com os meus amigos e as garotas, quando um outro jovem veio me perguntar por que eu joguei um cigarro aceso nele. Eu disse: Olha, eu não sei de cigarro nenhum! Eu estou aqui conversando, e não joguei nada.

Mal terminava de falar, recebeu um soco no rosto, e começou a sangrar, envolveu-se numa briga, saiu todo machucado, e tem dois dedos quebrados até hoje, para servir de marca, de uma cena trágica em que participou sem querer.

Naquela madrugada, continuou lá brigando para defender os seus amigos e descobriu duas coisas: primeiro, todos haviam fugido, deixando-o sozinho; e segundo, foi um amigo seu que disse para o estranho que ele havia jogado o cigarro.

Ele voltou para a igreja, dizendo: “Eu já estou perdido mesmo; vou lá ouvir o pregador e correr o risco de ser salvo.” E hoje é um dos jovens mais firmes que temos na igreja, que sabe dar o seu testemunho, e diz para os outros que querem ir para o mundo: “Olha, não vá! Eu sei que não presta por experiência própria! É muito melhor seguir a Cristo.”

Semelhantemente, você tem que dar o seu testemunho, apresentar as evidências de sua fé. Por que você crê? O que Jesus fez por você? Como você foi mudado?

VII – A PESSOA QUE GANHA ALMAS COM SUCESSO, TEM UMA MENSAGEM CRISTOCÊNTRICA

O que disse a mulher samaritana? “Será este, porventura, o Cristo?” Ela não tinha dúvida alguma, porém falava deste modo para que o preconceito do povo não dominasse a situação; porque alguns poderiam dizer que era uma mulher apenas quem estava falando, e não os líderes da nação; e outros poderiam acrescentar que além de ser mulher, ela era uma pecadora.

“Será este, porventura, o Cristo?” Era também uma oportunidade para que os outros julgassem por si mesmos e tirassem suas próprias conclusões. E foi exatamente isso o que aconteceu.

V. 42: “Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que Este é verdadeiramente o Salvador do mundo!”

“Será este, porventura, o Cristo?”, disse a mulher. Foi certamente uma mensagem cristocêntrica, que teve o poder de ganhar aqueles corações sedentos pela Verdade. Sua mensagem cristocêntrica desfez os preconceitos, levou o povo a pensar por si mesmo e salvou muitas pessoas, homens e mulheres, para o reino de Deus.

Mas de onde ela tirou a sua mensagem cristocêntrica? De 2 fontes: 1) Do Espírito de Profecia, através dos escritos do Antigo Testamento; e 2) De sua própria experiência pessoal com Jesus Cristo.

Hoje, você pode dar uma mensagem cristocêntrica até mais completa: Você tem o Antigo e o Novo Testamento, o Dom de Profecia, os livros da igreja, e tem também a sua própria experiência pessoal com Jesus. Você pode entregar literatura que contém belas mensagens cristocêntricas: livros, revistas, folhetos, convites.

Dê uma mensagem cristocêntrica, que fale de Jesus, uma mensagem do amor de Deus, ao dar o Seu Filho na cruz do Calvário.

Você quer ganhar almas, e ser bem sucedido? Então, dê uma mensagem cristocêntrica, e fale de Jesus aos outros.

CONCLUSÃO

Portanto, a pessoa de Sucesso Missionário:
1 – Tem uma experiência pessoal com Jesus.
2 – Tem uma visão de urgência
3 – Vence a timidez
4 – Faz um convite para muitas pessoas
5 – Acompanha os outros até Jesus
6 – Dá um testemunho pessoal
7 – Tem uma mensagem cristocêntrica.

Você quer deixar de ser aquele cristão que jamais ganhou alguém para Cristo? Que, ano após ano, apenas lamenta que não ganha ninguém? Que sempre tem remorsos porque não faz quase nada para crescer o reino de Cristo?

Você quer desfrutar o sucesso missionário? Faça isso! Você será bem sucedido! Você terá a alegria de um dia ver almas salvas no reino de Deus pelo seu próprio trabalho.

Depois de você ter a emoção de contemplar a Jesus, não haverá maior emoção do que esta – ver almas que você ganhou pelo poder do Espírito Santo!

Pr. Roberto Biagini

Nenhum comentário: